Brasil lança plano de combate a poluentes cancerígenos

O Ministério do Meio Ambiente lança, nesta quarta-feira (08/04), às 14 horas, o Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo, que traz medidas de controle relacionadas ao uso, produção, importação, exportação e disposição final de substâncias poluidoras conhecidas como POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes). O Brasil ratificou a Convenção em 2004 e tem o compromisso de promover a redução e a eliminação dessas substâncias de forma a proteger ao meio ambiente e à saúde humana.

 

Apesar de proibidos no Brasil, por serem cancerígenos e difíceis de se degradar na natureza, os POPs ainda estão presentes no mercado e a população ainda está exposta a seus efeitos. A maioria está relacionada a agrotóxicos, uso pela indústria e subproduto da queima de lixo e da siderurgia. Entre as várias medidas, o Plano descreve ações dos estados, a serem desenvolvidas em parceria pelo governo federal, para a identificação e destinação adequada dos estoques de agrotóxicos POPs ainda existentes e campanhas para banimento completo desses venenos. Mas as tarefas não se restringem ao governo e ao setor agrícola. Também a indústria deve adotar as melhores práticas ambientais e as melhores técnicas disponíveis para eliminar os POPs, assim como buscar alternativas menos tóxicas.

 

SERVIÇO

 

Pauta: Lançamento do Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes

 

Quando: Nesta quarta-feira (08/04), às 14 horas

 

Local: Auditório 1 da Sede do IBAMA, localizado no Setor de Áreas Isoladas Norte, L4 Norte, Trecho 2, Edifício-sede, Brasília-DF.

 

fonte: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=826

Estr. Rio São Paulo, 310 / Sl 305,306 – Jardim São Jorge – Seropedica – RJ – CEP: 23890-000
(21) 2682-6344 / 97182-5092 / 98216-4322